O que podemos fazer com os nossos dias? – 4° parte

Cuidar da alma

A meditação é uma prática milenar que nos ajuda a sentir bem-estar. Ela acalma os pensamentos, faz com eles passem a fluir de forma mais organizada. Eles não somem, pois estamos vivos e isso significa estar pensando. Mas deixam ficar rodando de maneira desordenada, fazendo um turbilhão na nossa cabeça.

Quando conseguimos acolher o fluxo do pensamento, sem julgá-lo, temos como resultado uma sensação de estabilidade e conforto interno. Esta atividade modifica a maneira como experimentamos nosso mundo interior, o que sentimos e pensamos. Já existem pesquisas por exemplo, com uso de ressonância magnética funcional, que indicam uma mudança no cérebro após algumas semanas de prática.  

Existem muitas formas de meditar, vários tipos de meditação com nomes diferentes.  Procure uma que se adeque melhor a sua forma de ser.  De maneira simplificada, sugiro que para meditar, basta ficar em uma posição confortável, melhor que seja sentada para não dormir, e deixar os pensamentos, sensações e emoções surgirem, sem julgá-los ou se prender a eles. Apenas deixe que eles passem. Sua intenção será ficar presente, no aqui e agora, o tempo que conseguir. Começar com 5min é o bastante, depois naturalmente o tempo vai aumentar. Nada de começar querendo fazer uma hora de meditação!  Metas possíveis são essenciais!

A prática da meditação, independe do tipo, proporciona encontrar um espaço íntimo, dentro de nós, para descansar, onde apenas estar presente é o necessário! Saímos do passado e do futuro e, nos colocamos exatamente no agora, com tranquilidade.                                                                                                                                          

Melissa Coutinho